HOME     ROTAS     ACESSÓRIOS     DICAS     CONTATO   


Bem vindo ao Cicloturismo do Adventure, tudo sobre Cicloturismo no Brasil e no Mundo

 

Conheça a Rota da Seda, a maior rota de cicloturismo do mundo
12/junho/2019

São mais de 12 mil quilômetros cruzando a Ásia, da China a Turquia


Desde a antiguidade até o século XV, quando o navegador Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para as Índias, a única comunicação da China com a Ásia Central e com o Ocidente era feita através da Rota da Seda, um caminho com cerca de 13 mil quilómetros que começou a ser trilhado em data imprecisa, mas que no final do período Han (206 a.C. a 220 d.C.) já ia da China até a península itálica.

Tudo começou por volta dos anos 134-140 a.C., quando a florescente economia chinesa já não cabia mais entre os limites das muralhas e o vale do rio Yang-tse ou rio Amarelo. Quando o imperador Wou-Ti (Filho do Céu) enviou Tchang-Kien com a missão de firmar uma aliança com o grande país dos Yue-Tche contra os terríveis Hunos, abrindo assim um caminho a oeste para que os chineses pudessem avançar. Tchang-Kien partiu e só retornou 13 anos mais tarde. Neste período, foi preso e torturado. Conseguiu fugir 10 anos depois e voltou para a Corte sem cumprir sua missão oficial.
O imperador não conquistara a aliança desejada, mas soube utilizar as informações fornecidas pelo seu emissário, entre elas as lendas dos cavalos celestiais e lugares que a China nunca sonhara existir: Ngan-si (na Pérsia), e a alguns milhares de quilómetros a oeste da Pérsia, Li-Kien (em Roma). Dos relatos da viagem de Tchang-Kien, a China muito ainda se utilizaria, mesmo depois da sua morte. Por ele viria nascer uma das mais célebres rotas de comércio de que o mundo se valeria e por ai percorreria o segredo mais bem guardado que o homem conheceria: A SEDA.

  A maior rota de cicloturismo do mundo.

São mais de 12 mil quilômetros cruzando a Ásia desde a China até a Turquia, cruzando por países como a Mongolia, Russia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão, Turcomenistão e Irã.


Os cicloturistas seguem os passos de Marco Polo, General Zhang Qian e Gengis Khan, pedalando quase 13.000 km de Pequim a Istambul. A expedição, que pode ser feita na modalidade de corrida ou simplesmente como um tour de "exploração", passa por desertos, montanhas e antigos mercados que se mantém há 2 mil anos.

Com a descoberta das rotas marítimas, o comércio da seda e das especiarias passou a ser feito pelas caravelas e outros navios. Os caminhos da rota da seda foram sendo esquecidos através dos anos, até o completo abandono da maior via comercial da Ásia.



O cicloturismo de quase 13.000 quilômetros começa em Pequim, o centro político e cultural da China e segue a Rota da Seda ao norte, através de terras misteriosas, desertos ardentes e montanhas proibidas. Em 5 ou 6 meses depois chegamos à distante Istambul, a majestosa capital de Bizâncio, Império Romano, Otomanos e agora a República da Turquia.  



Começando no centro histórico de Pequim, a rota segue a Rota da Seda a noroeste. Inclui passagem pela Mongólia, onde os ciclistas percorrem antigas rotas comerciais pelas vastas estepes, podem encontrar o povo nômade amigável do país e experimentar suas antigas tradições.
Inclui também passagem pelo Cazaquistão, o local dos testes nucleares soviéticos e a Rodovia Pamir, no Tajiquistão. Subir mais de 4600 metros e pedalar pelo 'Telhado do Mundo'.
A rota passa pelo Irã, e pelo seu passado Persa.

A Rota da Seda viaja pelas místicas cidades da Ásia Central de Samarqand, Bukhara e Merv, e acampará entre os deslumbrantes prados, rios e picos do Quirguistão. Há pontos em que a tranqüilidade permeia e os viajantes originais da Rota da Seda parecem estar logo além da próxima montanha.



xx Rodovia Pamir - Tajiquistão


Veja abaixo, uma versão detalhada da Rota da Seda.





E você? Já fez esta rota? É praticante de cicloturismo? Conhece algo sobre isso?
Conte-nos o que sabe....

 



Tronic Networks

Tronic Networks
Hospedagens de sites. Hospedagens de dominios.

Adventure
Tudo sobre ECO AVENTURA

2

  HOME ROTAS ACESSÓRIOS DICAS CONTATO Infinita Highway privacy policy Copyright © Cicloturismo e Adventure
Todos os direitos reservados.
1    1 1