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Dicas para o seu cicloturismo


Vai começar o seu cicloturismo?
Indispensável muito disposição e uma bicicleta.
Pra quem vai começar agora, saiba que não precisa ter muita experiência com bicicletas, nem precisa ser um Rambo de academia para praticar o cicloturismo. Basta um bicicleta simples, um capacete, e uma rota. Não é necessário um destino nem muito dinheiro.

Vai precisar de paciência, curiosidade e umas garrafas d'água.
Com um pouco de disposição é possível fazer um cicloturismo curto, além de um exercício para o corpo e para a mente.
Escolha uma rota de fácil acesso, sem muitos morros. Escolha uma paisagem bonita, prepare a máquina fotográfica e mãos a obra. Quer dizer, pés a obra !!!


- sempre faça uma revisão na sua bike antes do seu cicloturismo;

- não esqueça das ferramentas e acessórios básicos, como garrafa d'água, câmara reserva e ferramentas para troca da mesma. Bomba de ar e etc...

- jaqueta para chuva e/ou corta-vento;

- documento de identificação, cartão do plano de saúde, passaporte, etc...;

- carregar a bateria de seus instrumentos eletrônicos, como aparelhos celulares, GPSs, lanternas e sinaleiras horas antes ao cicloturismo;


Leia abaixo atentamente as dicas para ajudar no seu cicloturismo, ou navegue pelos menus abaixo.


NAVEGAÇÃO    HIDRATAÇÃO    ALIMENTAÇÃO



NAVEGAÇÃO - DICAS PARA NAVEGAÇÃO EM CICLOTURISMO

USANDO STRAVA

Pelo computador, acesse o site do STRAVA (www.strava.com). Cadastre-se e faça o login. Crie uma rota para o cicloturismo dentro do site.
Baixe o aplicativo do STRAVA para celular, e faça o login com o cadastro já feito anteriormente pelo computador.
Siga a rota criada usando o celular e o aplicativo STRAVA.

Se não tem uma rota já criada, e não quer seguir uma rota pronta, pode utilizar o Strava apenas para fazer o registro do seu cicloturismo. Ele vai marcar a sua kilometragem total, velocidades médias e máximas, altimetria, além de marcar a sua rota no mapa utilizando o GPS.
Existe a opção de "ser amigo" dos seus amigos. Pode marcá-los em suas pedaladas, adicionar fotos, e depois publicar nas principais redes sociais. Está disponível para Android e IOS.


USANDO GOOGLE EARTH ou ARQUIVO KMZ

Pelo computador, instale o software Google Earth e faça uma rota.
Exporte esta rota como um arquivo KMZ. Ou, baixe aqui do site do Cicloturismo, um arquivo KMZ já pronto de uma rota existente.
Abra este arquivo no Google Mapas, e salve no seu Google Drive.
Com celular, abra o aplicativo Google Maps e procure por sua rota salva.
Posteriormente, siga a rota utilizando o seu celular e o aplicativo Google Maps.

Se quiser ver um passo-a-passo detalhado de como fazer isso, temos um aqui.


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HIDRATAÇÃO

Somente algumas coisas são essenciais para o cicloturismo, nem tudo é obrigatório. Mas a hidratação é. Ela deve ocorrer antes do cicloturismo, durante e depois. Água para um ciclista é lei.
Fica ainda mais importante em lugares com bastante calor, umidade e altitude.

Ela é essencial para manter a temperatura corporal, ajudando para que o corpo não desidrate. Alguns órgãos do nosso corpo são dependentes diretos do uso de água, como cérebro, fígado e músculos. A falta de água, conhecida como desidratação, pode afetar estes órgãos e termos sérios problemas na cicloviagem. Fadiga muscular, câimbras e perdas de sentido são os sintomas mais comuns. Em casos mais raros até a morte.

Vamos dar umas dicas de como se hidratar, mas os valores são aproximados. Isso vai depender de cada pessoa, do grau de sudorese de cada um. Sudorese é o ato de produzir e libertar suor, é a transpiração que o ciclista tem durante o exercício físico.



ANTES DO CICLOTURISMO
Beba de 300ml a 500ml 2 horas antes e mais 300ml a 500ml 1 hora antes.
Essas quantidades de água são suficientes para manter você bem hidratado e sem sentir sede nos primeiros 30 minutos de pedal.

DURANTE O CICLOTURISMO
Beba aproximadamente 500 ml de água a cada 30 minutos de pedalada. Isso é um valor aproximado. A hidratação adequada pode levar a um melhor desempenho do ciclista, já que as necessidades de fluidos são baseadas na taxa de suor e intensidade da pedalada.

APÓS O CICLOTURISMO
Beba de 1,5 a 2 litros de água, em até duas horas depois do cicloturismo.
Mesmo depois de parar a pedalada, seu corpo ainda está trabalhando para voltar ao normal. A hidratação vai fazer com que você recarregue a energia do corpo mais rápido. E também não sinta tanta sede durante o resto do dia, uma sensação muito comum depois de uma boa pedalada.


- Gatorade ou isotônicos similares são bons mas não são imprescindíveis como a moda e a mídia fazem pensar. Pesam no bolso e na mochila, além de possuírem corantes, conservantes e afins. Para repor sais minerais, nada melhor que água de côco.

- É um erro beber água só quando você sente sede. Nesse ponto, o seu corpo já está desidratado e no limite das reservas de energia. Isso faz com que a fadiga muscular apareça depressa e você fique sem forças para continuar.


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ALIMENTAÇÃO

Os alimentos em geral dispõe de 4 a 98% de água. Os vegetais e as frutas são os mais ricos, contêm aproximadamente 90% de água. Dentre as frutas, as mais abundantes em líquido são: melancia, melão, laranja, e maçã. Além das vitaminas, o líquido das frutos é doce, trazendo energia. Nos vegetais, encontra-se maior quantidade de água no alface, na couve, no brócolis, repolho e na beterraba.
Dê preferência a estes alimentos.


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